Começaram as pesquisas na internet !!! e um telemóvel só para A Filha

Olá pessoal

Esta semana A Filha recebeu de presente (ou empréstimo, ainda não temos certezas*) um smartphone. Não tem cartão e, claro, não dá para fazer chamadas. Mas dá para ligar à rede wi-fi de casa e eu, Mãe numa família ‘digital’, com duas crianças a lutar pelo meu telemóvel, me confesso. O meu primeiro pensamento foi: excelente, agora A Filha joga no dela e O Filho joga no meu, o que me vai poupar umas quantas chatices!

(A Filha está a ler enquanto escrevo e não me está a deixar contar alguns pormenores da história. Quando pergunto porquê, ela diz: toda a gente, todo o mundo, vai ver! A Mãe, claro está, ficou muito orgulhosa de ver que A Filha tem alguma noção de que o que se mostra na internet fica público e só partilhou este texto depois de lhe explicar porque quer escrever estas coisas – a vontade de ajudar outras famílias a usar bem as novas tecnologias através do nosso exemplo – e de ter perguntado se ela autorizava.)

Voltando à história…

Num par de dias, A Filha (agora com 8 anos) criou um email (uma conta Gmail, cujo endereço não divulga o seu nome verdadeiro e que A Mãe ligou à sua conta Google, através da app Family Link, para fazer espionagem, mas só da boa :), instalou o YouTube (“mas foi o Kids Mãe”) e já ouviu as razões porque ainda é cedo para usar o Facebook (é só para maiores de 13, é preciso ter muito cuidado com o que dizemos de nós próprios no Facebook, é preciso que aprendas ainda mais algumas coisas sobre segurança e civismo na internet para poderes utilizar bem o Facebook).

E, coincidência, hoje A Filha trouxe da escola o seu primeiro TPC** de pesquisa. E fê-lo usando o seu smartphone. Ora, isto serviu para mais umas quantas lições, sobre pesquisar informação online, lições essas enviadas pel’ A Mãe por email 🙂

E pronto, hoje ficamos por aqui. Esperamos que o nosso exemplo vos ajude nas vossas navegações 🙂 E que nos contem tudo, para aprendermos juntos!

Abraços
A Mãe e A Filha

PS: A Filha adorou a troca de emails e mensagens… e os corações 🙂 E aprovou o texto todo 🙂

 

* Na verdade quem recebeu o smartphone de presente foi A Avó, mas não se entendeu com ele e ‘deu-o’ à neta, com a ressalva de que o poderia querer de volta. Isto leva-me a outra faceta interessante desta história: A Avó continua a não pôr de parte a ideia de usar o smartphone e, este fim de semana, o Avô disse que também queria um. O apelo da tecnologia contagia gerações! 🙂

** Vocês já ouviram dizer que TPC significa ‘Tortura para Crianças’ 😀 Foi A Filha que me contou esta!

Published by

FAMÍLIA [digital]

Uma família, algumas tecnologias, muitos cabelos em pé… e outras histórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.