A internet explicada em/aos miúdos

Estão a ver a foto deste artigo? Isso sou eu (a Mãe) a tentar explicar à Filha como funciona a internet (mais especificamente o armazenamento e partilha de dados em nuvem). Aconteceu depois de ela quase ter tido um ataque de pânico por achar que tudo o que tinha guardado nos últimos dias, no computador, tinha sido apagado. E estamos a falar de muitas pesquisas para preparar uma festa de aniversário (tema deste ano: Elena de Avalor)! Estão a ver o drama não estão?

Sucede que a Filha tinha feito estas pesquisas no computador do Pai e, aquando do ataque, estava a usar o da Mãe. Até tinha tudo guardadinho na dropbox. Mas, no computador da Mãe, a sincronização não estava definida para arrancar ao ligar, pelo que, quando a Filha o ligou… nada! Foi ou não foi uma boa oportunidade para explicar estas coisas meio mágicas da internet e do armazenamento de informação em nuvem? É que, acresce, ainda há pouco tempo a Filha tinha ficado muito admirada ao ver todo o histórico de pesquisas que tinha feito no computador aparecerem no telemóvel.

E como é que se explica esta coisa da computação em nuvem a uma criança, perguntam vocês? Nós explicamos assim, ou pelo menos tentamos! Estão a ver cada um dos círculos na imagem? Representam computadores. Um deles é da Google, outro da Dropbox, os restantes são os nossos, incluindo telemóvel e tablet. Estão todos ligados uns aos outros. Programas de empresas como a Dropbox, que instalamos nos nossos computadores, permitem-nos guardar todas as informações nos computadores super poderosos que essas empresas têm. De cada vez que ligamos o computador esses programas vão buscar a última informação que guardamos. Como, neste caso, o programa não estava ligado não tinha ainda atualizado. Foi giro atualizar a Dropbox e notar uma certa admiração nos olhos da Filha, ao ver tudo o que ela tinha guardado aparecer, assim, de repente!

*Como ultimamente, este post foi revisto e a sua publicação autorizada pela Filha.

** E como sempre (ou quase), acabo o post com um pedido: contem-nos as vossas histórias! Já aconteceu os vossos filh@s acharem que há uma espécie de magia no computador ou no telemóvel?

Abraço
A Mãe

 

Published by

FAMÍLIA [digital]

Uma família, algumas tecnologias, muitos cabelos em pé… e outras histórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.